Natal é um tempo muito especial!!!
Eu me lembro de que, quando criança, passava o Natal na casa de meus tios em Espírito Santo e era um tempo de muita alegria, expectativa, celebração na igreja e muitos presentes. Eu amava tudo aquilo!!!
Esta história de trocar presentes é muito interessante, pois nasce na Turquia com o padre São Nicolau de Mira, mas ganha força na publicidade da Coca-Cola se transformando em um idoso de barba branca, vestido de vermelho, com trenós, renas e muita força pra subir e descer de chaminés. Nessa história toda, ao invés de ser na Turquia, o “Santa Claus”, como é chamado por uma derivação norte-americana, firma residência em um lugar muito distante daqui, na Finlândia.
Uma vez, eu e minha família fomos enviados para Finlândia para acompanhar e aconselhar um casal missionário, e estávamos muito perto da casa de “Santa Claus”, ou seja, casa do Papai Noel, no Polo Norte – uma região fria, muito fria, ou melhor, congelada, onde é atualmente uma vila turística, mas sem a real presença dele. Ele não está lá, não está conosco.
O Natal, apesar destas representações católicas, pagãs e marketeiras, tem outro significado muito diferente, e nós sabemos muito bem disso.
Natal é o nascimento de Jesus, um tempo muito especial em nossas vidas para celebrarmos a vida d’Aquele que veio a esta terra para nascer, viver e depois morrer por nós, para nos salvar e nos dar vida, e vida em abundância, para ser desfrutada em comunhão com Ele.
Sem Natal não tem Calvário, pois era necessário que o próprio Deus, o filho de Deus, fosse encarnado para que pudesse tornar-se o cordeiro pascal, que tira ou carrega o pecado do mundo sobre seus próprios ombros.
Jesus nasceu e assim temos o “Maravilhoso Conselheiro” de todas as horas e todas as situações; temos o “Deus Forte” que luta conosco nossas batalhas lutando como sendo as suas próprias; temos, também, o “Pai da Eternidade” nos garantindo a salvação e vida Eterna para todos os que n’Ele creem; e temos o “Principe da Paz” proporcionando Shalom em nossas vidas, com uma paz que excede a todo entendimento.
Como eu amo o Natal! Pois eu sou relembrado de que Jesus é Emanuel, “Deus Conosco”, assim como Ele disse na “Grande Comissão”, a comissão missionária da Igreja: “eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
VIVA JESUS!!! O nosso “EMANUEL”.
Pr MARCIO LUGÃO
Líder de Missões
IGREJA BATISTA IDENTIDADE


