1º DE OUTUBRO – DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DE PESSOAS COM IDADE A PARTIR DOS 60 ANOS (60+)
O termo “60+” surgiu no Brasil a partir de 2012, com o objetivo de substituir a imagem negativa associada ao envelhecimento e ao pictograma da bengala, buscando uma representação mais atualizada e positiva das pessoas com mais de 60 anos.
O movimento, impulsionado por iniciativas como a campanha RE/GENERATION e a adoção pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para vagas de estacionamento, visa resgatar a dignidade e a valorização dessa faixa etária, promovendo uma nova visão do envelhecimento como um período de oportunidades.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estamos vivendo a Era do Envelhecimento (1975 a 2025). Um estudo aponta que o envelhecimento populacional é um fenômeno novo na humanidade. Os velhos são a parcela da população que mais cresce no mundo.
Até meio século atrás, a expectativa de vida era de, aproximadamente, 50 anos e atingir a terceira idade era proeza. Hoje, é cada vez maior o número de pessoas acima dos setenta anos e os centenários quase dobraram no Brasil em uma década. A ONU estima que, em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso e já se fala de uma “Quarta Idade”.
Essa mudança demográfica já apresenta desafios para o governo, sobretudo em áreas como saúde e previdência social; mas, também, podemos considerar grandes oportunidades para a igreja brasileira. Esse cenário exige preparação e estratégias específicas para atender a essa crescente parcela da sociedade.
Porém, mais do que uma questão de necessidade social, a atenção para com os idosos é um imperativo bíblico. A igreja moderna, agora, tem a oportunidade de ser uma referência em acolhimento, valorização e integração da terceira idade, proporcionando-lhe dignidade e participação ativa na comunidade cristã.
Nesse sentido, a igreja precisa se preparar para acolher essas pessoas e cuidar muito bem delas, honrando-as em todo o tempo.
“A velhice não é para os fracos”. A afirmação é do famoso evangelista Billy Graham, contrapondo uma visão bastante frequente que coloca a velhice como sinônimo de debilidade. Para algumas pessoas, talvez, velhice nem esteja na lista dos assuntos mais importantes para serem discutidos na igreja.
A Bíblia está repleta de versículos que falam sobre a velhice. Provérbios 16.31 diz: “O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa”. Salmos 37.25 afirma: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão”. E um dos mais conhecidos, Salmos 92.14, traz uma mensagem de esperança: “Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes”.
VALORIZANDO OS 60+
A Igreja Batista Identidade está de parabéns pela iniciativa que tomou há 7 anos, de começar um ministério com a terceira idade que pudesse atender, de maneira mais específica, às necessidades deste grupo.
Após assumir como Pastor Presidente da igreja, o Pr. Ricardo Aurino convidou o casal: Pr. Elias Felix da Silva e Noemi Barbosa Pereira da Silva para liderar este importante ministério. Com o apoio da igreja, iniciamos no dia 26 de Julho de 2018, o Ministério Plenitude.
O Ministério Plenitude tem como objetivo: visitar os doentes, levar ceia para aqueles que estão impedidos de ir aos cultos da igreja e promover encontros semanais com diversas atividades. O encontro semanal tem o nome de “Arte de Compartilhar”. Esse encontro acontece todas às quintas-feiras, das 14h30 às 17h.
Nos encontros temos: Atividade física, estudos bíblicos, atividade lúdica, artesanato, jogos e um saboroso lanche no final.
Além dos encontros semanais o Ministério Plenitude promove passeios de lazer e turismo, pelo menos duas vezes ao ano. E, também, promove palestras na área da saúde afim de prevenir doenças.
Apesar de estarmos satisfeitos com o apoio da igreja e também com a colaboração e a participação de um grupo de mais ou menos 25 pessoas, reconhecemos que temos pela frente um grande desafio.
Temos na igreja pelo menos o dobro de pessoas com 60 anos ou mais que não participa do Ministério Plenitude. Alguns, por motivo justo, porque trabalham e estão impedidos de estar presentese, uma boa parcela, que precisa ser estimulada.
Pedimos a oração de vocês, para que Deus nos abençoe com saúde, prosperidade e crescimento.
Pr ELIAS FÉLIX & NOEMI SILVA
Líderes do Ministério Plenitude | 60+ | Terceira Idade


