setembro 28, 2025

    TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMAR

    E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede […]

    E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26

    Nunca mais fui o mesmo, pois o poder transformador de Deus me impactou pelo Espírito Santo. O modo de testemunhar a fé, de pregar o evangelho e de exercitar a fé, tornou-se uma realidade transformadora para mim e para o tempo que sucedeu essa época, até os dias de hoje.

    Em 1982 ministrava uma Conferência Semanal da Juventude Batista, em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

    Na ocasião, após a palestra de um sábado à noite, fui chamado para orar por uma pessoa. Quando ela compartilhou suas necessidades, confessei que eu mesmo buscava a Deus por aqueles mesmos pedidos e que, então, fizéssemos um propósito juntos: pedir ao Espírito Santo que colocasse em nossas bocas como deveríamos pedir.

    O impacto transformador do Espírito Santo foi tão grande na minha vida que, na ocasião, experimentei uma comunhão após minha conversão como nunca.

    Essa experiência fez da mensagem que eu pregava como pastor um fogo abrasador na vida daqueles que continuaram a me ouvir naquela série de conferências.

    Naturalmente, aqueles que estavam ao meu redor, principalmente meus hospedeiros, foram contagiados por aquela singular manifestação em minha vida.

    A partir de então, a sensibilidade e a percepção da voz de Deus através do Espírito Santo tornaram-se algo encarnado em minha vida.

    A sensação é como se eu ouvisse o texto de I Tessalonicenses 1:5 como algo que passava a fazer parte da minha vida e ministério a partir daquela oportunidade – a palavra pregada, mas no Espírito Santo, com convicção plena de fé, colocada em prática nos desafios ministeriais que foram surgindo durante os anos seguintes em minha vida pessoal e ministerial.

    Logicamente, na oportunidade, fui questionado e até inquirido sobre o que realmente havia ocorrido, alguns duvidando de que eu fosse um mensageiro de Deus. Mas, nosso Deus maravilhoso foi trazendo, através de cada visão de chamada e subsequente atitude de obediência, a certeza de que tudo aquilo veio dos céus, do Deus onipotente, misericordioso e poderoso.

    Daquele dia de transformação vieram as direções e os propósitos de Deus sendo esclarecidos.

    Por causa da transformação, pude experimentar, nesses 43 anos que se passaram, o cuidado e a direção de Deus, conduzindo-me aos desafios missionários e pastorais e, em sequência, tendo a alegria de escrever livros que abençoaram e levaram pessoas aos pés de Cristo, bem como capacitaram outros a serem missionários diante dos desafios que Deus tem apresentado às suas vidas.

    Estamos em 2025 e, agora, sou desafiado a voltar para a mesma cidade e compartilhar, em uma das igrejas dessa amada cidade, um pouco de tudo o que ocorreu nessa caminhada.

    Meu desejo e oração é que transformações semelhantes àquelas que aconteceram em minha vida naquela época possam ocorrer a partir do impacto do mesmo Espírito Santo, que na época produziu tamanha e profunda transformação.

    Deus me use e fale através da minha vida e testemunho, para o louvor da Sua Glória! Amém.

    MARCOS STIER CALIXTO

    Pastor da Igreja Batista Uberaba, em Curitiba/PR

    Preletor da Conferência AVIVA