IBI – Igreja Batista Identidade

Ministérios

Faixas Etárias

No Ministério Infantil as crianças de 3 a 12 anos receberão o ensino da palavra de Deus (a Bíblia), de forma planejada, adequada a cada faixa etária e suas necessidades, estimulando-as a obedecer aos ensinamentos bíblicos, a conhecer Jesus Cristo e a ter uma experiência pessoal com Deus, através do Espírito Santo.

No Ministério Infantil elas desenvolverão seus dons e talentos, de forma criativa.

As crianças serão pastoreadas por uma equipe escolhida por Deus, chamada para esse ministério, uma equipe preparada para usar as metodologias mais adequadas, trabalhando em parceria com as famílias, visando o crescimento espiritual de cada criança.

Nossas atividades acontecem aos domingos, em dois períodos:

  • Manhã: das 9h30 às 11hs
  • Noite: das 19h às 20h30

Os cultos são oportunidades de Crescimento Espiritual, Comunhão, Adoração coletiva e evangelismo.

As celebrações são contextualizadas, num ambiente inspirativo e relacional para que a galera possa curtir estar junta.

Temos as nossas Células de Jovens que se reúnem durante a semana, seja por aplicativo para os que moram distantes e também nas casas.

Temos outras atividades como passeios, cultos especiais entre jovens e adolescentes, eventos com outras igrejas, retiros e treinamento de liderança jovem.

Siga-nos em nossas redes sociais.

Publicamos em nossas redes sociais as programações de nosso Ministério. Fique ligado com a gente.

O Ministério Belas surgiu para cuidar das mulheres da igreja e da comunidade. Ele engloba todas as mulheres, desde as belinhas (crianças), belas (adolescentes e jovens), belíssimas (jovens e mulheres maduras) e beldades (mulheres na terceira-idade). Atualmente o Belas atua em promover encontros bimestrais promovendo comunhão, encorajamento e crescimento espiritual através das mensagens inspirativas com foco identidade feminina criada pelo Deus Pai.

Promovemos cuidado também através das Células de Belas e nos encontros especiais das Belas Gestantes.

O Ministério de Homens tem como objetivo discipular os homens, de forma eficiente, tendo como base o texto de Êxodo. 18.21 “homens capazes, tementes a Deus, homens que amam a verdade e odeiam a corrupção”.

A palavra verdade do hebraico “Emet – אֱמֶת” significa firmeza, fidelidade, certeza, credibilidade, estabilidade, constância, hombridade.

Com base nessas qualidades trabalhamos e desenvolvemos algumas áreas importantes:

o homem e sua identidade,
o homem e suas responsabilidades na família e, também,
o homem e sua influência/referência.
Todos esses aspectos são necessários para que tenhamos uma sociedade com princípios, uma família forte e uma igreja influente.

O maior exemplo para nós foi Jesus. Ele discipulou homens que transformaram e influenciaram o mundo, que não foram perfeitos, mas seguiram o maior de todos os mestres que já esteve aqui no mundo.

O Ministério Plenitude representa a Terceira Idade na Igreja Batista no Jardim Satélite. Esse é um ministério que acolhe com muito carinho pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, da igreja e comunidade, com o propósito de torná-las mais felizes e integradas ao corpo de Cristo.

Tanto nos encontros semanais quanto em atividades extras, o Plenitude promove diversas atividades próprias para a Terceira Idade, tais como artesanato, jogos e ginástica laboral, oferece palestras com temas diversificados. Esses encontros também proporcionam oportunidades para se fazer novos amigos, além de compartilhar de um delicioso lanche. Além disso, periodicamente, o Plenitude promove passeios e outras atividades externas.

As reuniões semanais acontecem às quintas-feiras e o Encontro é chamado de Arte de Compartilhar, com a seguinte agenda:

Das 14h às 14h45: ensaio do coral
Das 15h às 16h: atividade física e estudo bíblico
Das 16h às 17h30: artesanatos, jogos, auxilio para manusear o celular e redes sociais e lanche.

Queremos inspirar e abençoar casais e famílias, não apenas da nossa querida Igreja Batista no Jardim Satélite, mas de nossa cidade, região e até onde Deus assim nos permitir.

O nome ELOH nos remete à ideia da aliança que marido e esposa fazem diante do Senhor na ocasião de seu casamento, e também da aliança que ambos, agora como uma só carne, precisam ter com Deus.

Também é um acróstico, destacando o foco do ministério de auxiliar na solidificação de casamentos saudáveis a partir da Edificação, Libertação, Oração e Honra.

Promovemos encontros regulares com o objetivo de buscarmos juntos ao nosso Deus como casais, recebendo também orientações bíblicas e práticas relacionadas ao casamento e à família.

Propósitos

A Base de Comunhão tem por objetivo receber bem todas as pessoas que chegam à nossa igreja. Sejam nas nossas celebrações semanais, sejam nos programas de treinamento, eventos ou qualquer outra das nossas diversas programações promovidas por todos os demais ministérios da igreja.

A Base Comunhão tem equipes orientadas para receber a todos para que se sintam acolhidos. Essas equipes existem para orientar a todos que desejam conhecer mais acerca da nossa comunidade de fé.

Dentro da Base de Comunhão existem ministérios que vão ajudar as pessoas que desejam conhecer mais sobre nossa igreja, a assumirem compromissos e a fazerem parte da nossa membresia, as que decidiram-se pelo batismo etc.

Esse trabalho é feito através de um processo denominado Passos da Integração, onde a pessoa interessada em fazer parte da igreja terá a oportunidade de conhecer o nosso jeito de ser igreja, nossas crenças, nossos ministérios, etc. de um modo dinâmico e interativo.

A Base Comunhão tem uma equipe de voluntários pronta para atender os frequentadores do culto, desde a Recepção até os passos da Integração.

A Base Comunhão é formada de quatro ministérios, conforme segue:

MINISTÉRIO DE RECEPÇÃO

  • Recebe e acolhe a todos em nossas celebrações, eventos, programas gerais da igreja.
  • Cuida da segurança da igreja.
  • Tira dúvidas e orienta os frequentadores dos cultos.
  • Responsável pelo recolhimento dos dízimos e ofertas.

MINISTÉRIO DE INTEGRAÇÃO

  • Cuida dos passos da integração da pessoa na igreja.
  • Organiza e cuida do Curso da Classe Membresia.
  • Encaminha e agenda a entrevista dos interessados e decididos com um dos membros da Equipe Pastoral.

MINISTÉRIO DE BATISMO

  • Cuida dos novos decididos por Cristo.
  • Organiza todos os passos para o Batismo, orientações, organização do curso de batismo e organiza todas as ações no dia do Batismo.

MINISTÉRIO DE CEIA

  • Preparação dos elementos da Ceia.
  • Preparação da Mesa de Ceia.
  • Apoio ao ministro celebrante da Ceia.

Nossa igreja busca cumprir os eternos propósitos de Deus: Adoração, Comunhão, Discipulado, Ministério e Missões.

E uma das formas de fazer isso é estruturando a liderança, para que desenvolva ações que promovam cada um desses propósitos em nossa comunidade. Por isso nossa igreja possui macroministérios, que chamamos de BASES para cada um dos propósitos.

Os desafios são grandes: trabalhar para que nossa igreja desenvolva um consistente e relevante trabalho missionário.

Isso será feito de forma gradual e constante. Como costumamos dizer nas reuniões da Equipe Pastoral: “pense grande, comece pequeno e ande rápido”.


VEJA ABAIXO ALGUMAS DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA BASE DE MISSÕES DA IBJS

  • Criar uma ampla e profunda cultura evangelística e missionária;
  • Promover o trabalho missionário local, regional, nacional e internacional;
  • Criar uma rede de “parceiros de missões” para apoio e sustento de projetos;
  • Organizar Feiras Missionárias, para despertamento da igreja;
  • Promover o despertamento missionário vocacional;
  • Realizar uma prospecção de projetos missionários;
  • Estimular a adoção missionária nas células e ministérios;
  • Organizar, promover e liderar projetos missionários de férias;
  • Criar estrutura de cuidado do missionário e sua família (saúde, roupas, etc.)
  • Apoiar o missionário de campo, provendo ações de suporte;
  • Treinar e capacitar o missionário e a sua equipe local;
  • Apoiar e/ou desenvolver projetos de plantação de novas igrejas;
  • Desenvolver projetos de soerguimento de igrejas (ex.: IBMS Taubaté);
  • Apoiar o trabalho de agências missionárias (ex. OM BRASIL);
  • Mobilizar a igreja para o apoio de projetos humanitários;
  • Criar um grupo de intercessores de missões;

O Ministério SOUL (alma, em inglês) é um ministério local, formado por técnicos, músicos e cantores cristãos dedicados e comprometidos em oferecer a Deus, através da música e artes, adoração com excelência e espiritualidade bíblica, desfrutando de um relacionamento profundo, íntimo e contagiante com o Senhor, e também em comunidade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES:
Equipe musical (banda) responsável pela ministração musical nos cultos, reuniões e programações especiais.
Equipe técnica de som e iluminação.
Coral (eventos especiais e comemorativos).
Workshops musicais com artistas convidados.

Áreas Ministeriais

A Bíblia nos ensina o valor de uma boa mordomia. Por isso mesmo, a Administração de uma igreja é um assunto tão espiritual quanto pregar, ensinar, aconselhar, etc.

Entendemos que a administração é um dom de Deus, e enxergamos que esse dom está entre aqueles que são indispensáveis para o bom funcionamento de qualquer equipe de ministério e, principalmente, de toda uma igreja.

A palavra grega para o dom espiritual da administração é Kubernesis. Este é um termo exclusivo que se refere a um navio ou capitão. O significado literal é “dirigir” ou “governar”. Ele traz a ideia de alguém que guia e direciona um grupo de pessoas em direção a um objetivo ou destino.

A igreja é uma organização, uma vez que perante a lei tem que ser organizada em pessoa jurídica, com estatutos, sede, diretoria e outras exigências legais. Tem uma denominação, patrimônio, regimento interno e existência física.

Como organização a igreja expressa o seu lado social, pois a mesma é estabelecida em espaço geográfico e seus integrantes, como cidadãos, possuem deveres, obrigações e direitos

Seu patrimônio físico: Construções, móveis, instrumentos, veículos, telefones, etc.

Seus símbolos: Sua bandeira, brasão, papel timbrado, controle de membros e credenciais de lideranças. Seus estatutos e regimentos internos que expressam seus padrões de doutrinas e cultura, acrescenta-se, ainda, seu capital social e intelectual, seus bens tangíveis, contas bancárias e cartões corporativos.

Por isso mesmo, o administrador de nossa igreja, alinhado com a liderança cristã, ou seja, bispos, pastores e apóstolos, oferece à organização visível religiosa um caminho transparente e seguro para o exercício de suas atividades.

Em nossa igreja a Administração atua em diversas áreas, tais como…

  • Controle de entradas e saídas financeiras
  • Conciliação bancária
  • Gestão de Obras
  • Compras
  • Gestão de Pessoas
  • Prestação de contas à Assembleia Geral e à liderança da igreja

O Celebrate Recovery foi fundado em agosto de 1990, por John Baker na Igreja de Saddleback (Los Angeles – EUA).

John Baker lutava com o alcoolismo e começou a frequentar um grupo de AA. Não conseguia ficar livre do álcool e estava passando pela pior fase da sua vida, quando teve um encontro com Jesus, na Igreja de Saddleback.

Aliado ao programa de 12 passos do AA, começou a ter vitória em seu processo de recuperação. Conforme narrado em seu TESTEMUNHO, ele frequentava o AA e sentia falta de falar de Jesus. Frequentava a igreja e sentia falta do apoio às pessoas que tinham as mesmas lutas que ele.

Então, a partir de uma conversa com o Pr Rick Warren (Igreja de Saddleback) articulou os 12 Passos (que são de domínio público) com os princípios bíblicos das Bem-Aventuranças do Evangelho de Mateus. Dessa forma, foi criado o programa CELEBRATE RECOVERY.

No Brasil, o Celebrando a Recuperação teve início na Igreja Batista Central de Fortaleza-IBC em 2002 e 2003 e, assim, foi implantado o programa dos 12 passos e 8 princípios Bíblicos, que passou a se chamar de Celebrando a Restauração.

Em outubro de 2004 foi realizada a 1ª Conferência do CR no Brasil, na PIB de SJCampos, com a presença de representantes da Igreja de Saddleback. Estiveram presentes, também, preletores da IBC. As pessoas que compartilharam tiveram a coragem de abrir seus pecados e testemunhar a graça do Senhor sobre suas vidas.

Logo após a Conferência na PIB iniciou-se o treinamento de uma pequena equipe para conhecer o material. A preparação durou alguns meses. Nos últimos dois meses antes do final do treinamento, foi realizada na igreja, nas celebrações da noite, a série de mensagens chamada o Caminho da Recuperação. Em junho de 2005 foi realizado o primeiro encontro aberto para toda a igreja e comunidade participar do Programa dos 12 passos.

Desde então, esse Ministério tem sido desenvolvido nas igrejas brasileiras e sua expansão aumenta a cada ano.

Os princípios bíblicos do Programa são baseados no Sermão do Monte e estes ajudam a buscar em Jesus a satisfação diária para viver uma vida plena.

As reuniões semanais do CR são um lugar seguro, onde todos podem falar sem medo de julgamento. Nesse lugar compartilha-se o que Ele tem feito em cada vida, sempre observando o sigilo do que é compartilhado.

O programa do Celebrando a Recuperação é um processo de santificação, levando cada um a um relacionamento transparente com Deus, consigo mesmo e com os outros.

Hoje, milhares de igrejas e instituições praticam o CR, inclusive várias igrejas evangélicas por todo o Brasil. Milhões de pessoas tiveram suas vidas transformadas. Muitos aceitaram Jesus como Salvador.

1. PORQUE PRECISAMOS DE RECUPERAÇÃO?

“Por causa do pecado, já ferimos a nós mesmos e a outras pessoas e elas também nos feriram”.

2. ÁREAS DE TRATAMENTO

  1. Mágoa
  2. Medo
  3. Jogo de azar
  4. Roer unha
  5. Compulsão pelo trabalho
  6. Distúrbios de Sexualidade
  7. Divórcio
  8. Compulsão por comida, por compras, mídias sociais
  9. Culpa
  10. Abusos do passado
  11. Perfeccionismo
  12. Mentira
  13. Maledicência
  14. Álcool
  15. Drogas
  16. Ódio
  17. Vício sexual
  18. Hipocondria
  19. Procrastinação
  20. Brutalidade
  21. Ira
  22. Ansiedade
  23. Codependência – minha alegria depende da alegria do outro
  24. Pornografia
  25. Síndrome da beleza inatingível
  26. Sentimentos doentios (autopiedade, fanatismo, arrogância, orgulho, sentimento de posse e controle, etc)

O Celebrando acontece em 3 níveis de compromisso

  • Grande Grupo.
  • Grupos de apoio.
  • Normas dos Grupos de Apoio

REUNIÕES:

As reuniões, atualmente, são todas as quartas-feiras, às  19h30 e os grupos de apoio se reúnem após o culto.

Venha fazer parte desse ministério que é voltado para todos os tipos de dependências, mágoas e maus hábitos.

O ministério CONECTAR é responsável pela Comunicação e Tecnologia da IBJS e tem como finalidade divulgar e promover as atividades da igreja, levando informações, e transmitir uma mensagem clara para todos que acompanham e/ou participam das atividades de nossa comunidade de fé.

O CONECTAR atua em diversas frentes:

  • Elaboração de artes – slides, banners, impressos, etc.
  • Conteúdos nas redes sociais – Instagram, Facebook, Youtube, WhatsApp, etc.
  • Aplicativos e programas para melhor gestão da igreja.
  • Gestão de arquivos em nuvem.
  • Site interativo, com a proposta de ser um cartão de visitas da igreja.
  • Transmissão dos cultos online.
  • Preparação e divulgação de vídeos.
  • Fotografia.
  • Filmagem.
  • Treinamento.
  • Consultoria tecnológica, especialmente com relação à proteção de dados.

O DNA é o ministério de suporte às células da igreja.

Seu nome forma um acróstico que significa:

D – Desenvolver                – Nutrir               – Apoiar

 O DNA acompanha o funcionamento das células, analisa e controla o sistema de estatística de frequência e multiplicação. Também orienta supervisores e líderes e elabora os roteiros dos encontros semanais, contando com uma equipe de roteiristas.

O DNA atua, ainda, organizando encontros regulares de alinhamento de visão para a liderança, capacitando, de forma contínua e intencional, os seus líderes atuais e futuros.

O Ministério atua com uma equipe de intercessores, que se reúne num grupo de WhatsApp, recebe os pedidos de oração que chegam a toda hora e de vários lugares, os quais são colocados diante do Senhor por toda a equipe.

O Ministério de Oração, também, atua na intercessão de todas as celebrações e programações da igreja, bem como recebe os pedidos de oração feitos nas celebrações via transmissão online, do YouTube ou do celular corporativo.

O Ministério de Oração também se reúne presencialmente, em cultos semanais na igreja, vigílias bimestrais de oração e na promoção de retiros periódicos de oração, ora suspensos por causa da pandemia.

O objetivo do Ministério de Oração é estar alinhado aos Céus para orar aqui na terra, clamando para que as bênçãos infinitas do Deus Pai sejam derramadas sobre todos nós.

O Ministério de Serviço Social, atualmente, assiste famílias oferecendo Cestas Básicas.

O público assistido é formado tanto por famílias da igreja como famílias que não frequentam a igreja.

A arrecadação, a montagem das cestas básicas de alimentos, higiene, limpeza e distribuição das mesmas são realizadas por voluntários dedicados, que prezam pela excelência do serviço, bem como o sigilo das famílias atendidas.

Sonhamos com o crescimento desse ministério, onde seja possível ajudar essas famílias para que venham a não mais depender do assistencialismo e que, num curto prazo, seja possível sair da situação de assistidas para a situação de doadoras de cestas básicas.

A palavra de Deus deve ser ouvida para produzir fé nos corações e o ministro de som tem a missão de fazer com que isso aconteça do começo ao fim do culto. Seu principal objetivo é criar um ambiente (som e iluminação) em que a palavra de Deus seja ouvida, entendida e assimilada.

O técnico de som e luz (ministro) é uma das únicas pessoas que participa ativamente do início ao fim da celebração (e até mais que isso). Normalmente, é o primeiro a chegar e o último a sair. Ele atua na abertura do culto, do louvor, das ministrações e demais atividades que acontecem no dia a dia da comunidade, até seu encerramento. 

O ministro de som e iluminação deve ter maturidade espiritual e ser exemplo para os fiéis; deve dedicar tempo devocional (leitura da Bíblia e oração) e às práticas espirituais. O conhecimento humano e a excelência técnica de nada valem se não for tudo para honra e glória do Senhor. A busca pela capacitação deve ser o reflexo de nossa vontade de servir ao nosso Deus com o nosso melhor, buscando sempre a excelência.

Kids
KidsCrianças
No Ministério Infantil as crianças de 3 a 12 anos receberão o ensino da palavra de Deus (a Bíblia), de forma planejada, adequada a cada faixa etária e suas necessidades, estimulando-as a obedecer aos ensinamentos bíblicos, a conhecer Jesus Cristo e a ter uma experiência pessoal com Deus, através do Espírito Santo. No Ministério Infantil elas desenvolverão seus dons e talentos, de forma criativa. As crianças serão pastoreadas por uma equipe escolhida por Deus, chamada para esse ministério, uma equipe preparada para usar as metodologias mais adequadas, trabalhando em parceria com as famílias, visando o crescimento espiritual de cada criança. Nossas atividades acontecem aos domingos, em dois períodos: Manhã: das 9h30 às 11hs Noite: das 19h às 20h30
Atus
AtusJovens e Adolescentes
Os cultos são oportunidades de Crescimento Espiritual, Comunhão, Adoração coletiva e evangelismo. As celebrações são contextualizadas, num ambiente inspirativo e relacional para que a galera possa curtir estar junta. Temos as nossas Células de Jovens que se reúnem durante a semana, seja por aplicativo para os que moram distantes e também nas casas. Temos outras atividades como passeios, cultos especiais entre jovens e adolescentes, eventos com outras igrejas, retiros e treinamento de liderança jovem. Siga-nos em nossas redes sociais. Publicamos em nossas redes sociais as programações de nosso Ministério. Fique ligado com a gente.
Belas
BelasMulheres
O Ministério Belas surgiu para cuidar das mulheres da igreja e da comunidade. Ele engloba todas as mulheres, desde as belinhas (crianças), belas (adolescentes e jovens), belíssimas (jovens e mulheres maduras) e beldades (mulheres na terceira-idade). Atualmente o Belas atua em promover encontros bimestrais promovendo comunhão, encorajamento e crescimento espiritual através das mensagens inspirativas com foco identidade feminina criada pelo Deus Pai. Promovemos cuidado também através das Células de Belas e nos encontros especiais das Belas Gestantes.
Homens
Homens
O Ministério de Homens tem como objetivo discipular os homens, de forma eficiente, tendo como base o texto de Êxodo. 18.21 “homens capazes, tementes a Deus, homens que amam a verdade e odeiam a corrupção”. A palavra verdade do hebraico “Emet – אֱמֶת” significa firmeza, fidelidade, certeza, credibilidade, estabilidade, constância, hombridade. Com base nessas qualidades trabalhamos e desenvolvemos algumas áreas importantes: o homem e sua identidade, o homem e suas responsabilidades na família e, também, o homem e sua influência/referência. Todos esses aspectos são necessários para que tenhamos uma sociedade com princípios, uma família forte e uma igreja influente. O maior exemplo para nós foi Jesus. Ele discipulou homens que transformaram e influenciaram o mundo, que não foram perfeitos, mas seguiram o maior de todos os mestres que já esteve aqui no mundo.
Eloh
ElohFamílias
Queremos inspirar e abençoar casais e famílias, não apenas da nossa querida Igreja Batista no Jardim Satélite, mas de nossa cidade, região e até onde Deus assim nos permitir. O nome ELOH nos remete à ideia da aliança que marido e esposa fazem diante do Senhor na ocasião de seu casamento, e também da aliança que ambos, agora como uma só carne, precisam ter com Deus. Também é um acróstico, destacando o foco do ministério de auxiliar na solidificação de casamentos saudáveis a partir da Edificação, Libertação, Oração e Honra. Promovemos encontros regulares com o objetivo de buscarmos juntos ao nosso Deus como casais, recebendo também orientações bíblicas e práticas relacionadas ao casamento e à família.
Plenitude
PlenitudeTerceira Idade
O Ministério Plenitude representa a Terceira Idade na Igreja Batista no Jardim Satélite. Esse é um ministério que acolhe com muito carinho pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, da igreja e comunidade, com o propósito de torná-las mais felizes e integradas ao corpo de Cristo. Tanto nos encontros semanais quanto em atividades extras, o Plenitude promove diversas atividades próprias para a Terceira Idade, tais como artesanato, jogos e ginástica laboral, oferece palestras com temas diversificados. Esses encontros também proporcionam oportunidades para se fazer novos amigos, além de compartilhar de um delicioso lanche. Além disso, periodicamente, o Plenitude promove passeios e outras atividades externas. As reuniões semanais acontecem às quintas-feiras e o Encontro é chamado de Arte de Compartilhar, com a seguinte agenda: Das 14h às 14h45: ensaio do coral Das 15h às 16h: atividade física e estudo bíblico Das 16h às 17h30: artesanatos, jogos, auxilio para manusear o celular e redes sociais e lanche.