A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmo 119.105
Desde que foi instituído o Dia da Bíblia, em 1549, na Grã-Bretanha, os cristãos foram encorajados a ler a Palavra de Deus e levarem outras pessoas a fazer o mesmo.
No Brasil, o dia da Bíblia passou a ser comemorado só em 1850, quando os primeiros missionários cristãos vieram da Europa e dos Estados Unidos e introduziram essa comemoração.
A partir daí, todo segundo domingo de dezembro é o Dia da Bíblia. Um dia especial para lembrarmos, celebrarmos e meditarmos sobre a palavra de Deus.
Para a igreja protestante brasileira, a comemoração especial passou a integrar, também, o calendário oficial do país, de acordo com a Lei Federal 10.335, tornando esse dia reconhecido em todo o território nacional.
Assim, tanto para as igrejas brasileiras quanto para as demais espalhadas pelo mundo livre, o Dia da Bíblia é muito especial e todos podem celebrar publicamente.
Já, em outros países, onde a Igreja é perseguida, essa data conhece outra realidade. A Bíblia para eles representa dias mais difíceis, encontros cada vez mais vigiados e, muitas vezes, de forma secreta e a leitura bíblica não pode ser feita em público.
Aliás, ter uma Bíblia é cometer um crime e, em alguns casos, estar disposto até a pagar com a própria vida por isso (na Coreia do Norte, por exemplo, uma família cristã inteira foi condenada à prisão perpétua, porque acharam um exemplar da Palavra de Deus em sua casa. Dentre os presos estava uma criança de dois anos).
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17
Por isso, os cristãos, principalmente os da Igreja Perseguida, precisam compreender o Evangelho de Jesus e, isso só vai ocorrer por meio do ensino da Palavra de Deus.
E, num lugar onde a Bíblia é proibida, toda oportunidade de se alimentar dela é motivo de grande alegria e júbilo.
Neste segundo domingo de dezembro, que o Senhor faça brotar em nossas mentes e corações um desejo profundo e ardente de ouvir a Sua voz por meio de Sua Palavra e, assim, vivermos cada vez mais guiados por Ela.
Sola Scriptura!
(latim – Somente as Escrituras – um dos lemas da Reforma Protestante do século XVI)
Pr CARLOS JUNIOR
Líder do DNA (Células)