“Deem graças em todas as circunstâncias,
pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5.18
Em sociedades agrícolas era bastante comum celebrar a época da colheita. No hemisfério norte, o fim da colheita ocorre no outono, por volta de outubro ou novembro.
No Antigo Testamento, os judeus tinham uma festa de agradecimento a Deus no início da colheita e outra no fim da colheita, no outono. Também os cristãos celebravam, agradecendo a Deus pela comida que Ele tinha providenciado na colheita.
Desse hábito surgiu o Dia de Ação de Graças.
Nos países de língua inglesa, o Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, é comemorado todos os anos na 4ª quinta-feira de novembro, sendo quase tão importante quanto o Natal.
Esse é um dia de agradecimento, em que as famílias se reúnem e recordam com gratidão as coisas boas que aconteceram ao longo do ano.
A comemoração desta data começou no século 17 (1620-1621) com os colonos ingleses que migraram para a América do Norte, em Plymouth, Massachusetts. Esses colonos realizaram uma festa de gratidão a Deus para celebrar a colheita dos alimentos daquele ano, porque eles passaram por invernos muito rigorosos e passavam por necessidades.
E, em 1621, a fim de repetir o agradecimento pela boa safra, o governador organizou a “Festa no Outono” entre os colonos ingleses e indígenas americanos. Neste evento, eles celebravam com pratos variados com milhos, abóboras, batatas, peixes, patos e perus.

Com o tempo a celebração do Dia de Ação de Graças se tornou popular nos Estados Unidos da América e ganhou destaque como uma festa nacional.
O presidente Abraham Lincoln oficializou a quarta quinta-feira de novembro como feriado nacional para celebrar o Dia de Ação de Graças e, desde então, a festa tem crescido até se tornar uma das celebrações mais importantes do país.

Apesar de não ser muito popular no Brasil, o Dia de Ação de Graças é uma festa oficial do calendário brasileiro, sendo instituída através da Lei n.º 781/1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, a ser celebrada, também, na quarta quinta-feira de novembro, porém não sendo feriado.
Vemos na Bíblia que fazer uma festa para agradecer a Deus é um costume que já era praticado entre os judeus no Antigo Testamento.
A Bíblia nos apresenta vários momentos em que o povo deve aprender a ser grato, tais como: a Páscoa, instituída pela libertação do povo hebreu da escravidão no Egito (Êxodo 12.1-28); as festas judaicas (Levítico 23.1-44), quando a Arca do Senhor é restituída a Israel (2 Samuel 6.14); o apóstolo Paulo orientando o povo de Deus a ser grato em tudo (1 Tessalonicenses 5.18).
Assim, recebemos da Palavra de Deus muitas orientações sobre gratidão e podemos expressá-la todos os dias e numa data especial para esta finalidade.
Você pode usar o Dia de Ação de Graças para agradecer a Deus, ou celebrar Sua bondade e provisão em outra data que faça mais sentido em sua vida ou, ainda, você pode tirar um tempo para agradecer todos os dias.
Queremos desafiar você a reservar essa data, juntamente com sua família ou célula, para ter um momento de gratidão a Deus por todas as bênçãos e todo o cuidado que Ele tem por nós!
Neste ano o dia de ação de graças será comemorado no próximo dia 28/11/2024, na quarta quinta-feira do mês de novembro.
Encorajamos você e sua família e/ou sua célula para celebrar esta data. Programe um delicioso jantar.
Convide familiares e amigos ou combine com as pessoas da célula com antecedência.
Divida as tarefas e peça que cada um leve um prato diferente.
Decore bem a mesa. Procure por ornamentos temáticos de Ação de Graças, escolha uma toalha de mesa temática (caso não tenha toalhas temáticas, use a mais bela que possui).
Antes de servir a comida, sente-se com todo mundo e digam pelo que são gratos.
Separe um tempo para refletir sobre a sua vida e agradecer pela família, pelo trabalho, pelos amigos e por tudo o que você tem!
Aproveitem esse tempo para conversar. Sentem-se para que todos possam ouvir. Cada um deve falar pelo que é grato, seguindo as letras do alfabeto. Sejam criativos.
Uma observação importante: o principal convidado é o Senhor Jesus, que graciosamente deu Sua vida por cada um de nós que cremos n’Ele.
RICARDO AURINO
Pastor Presidente