IBI – Igreja Batista Identidade

Pastoral

A IDENTIDADE QUE GERA CRESCIMENTO E PROSPERIDADE

O lema de nossa igreja para este ano é:
2025 ANO DE CRESCER E PROSPERAR!

Estamos aplicando esperança e fé de que este ano será o de maior crescimento e prosperidade em nossa igreja.

Antes de mais nada, precisamos destacar que não pensamos, apenas, em crescimento numérico ou prosperidade financeira.

Cremos em um crescimento e prosperidade integrais, alcançando todas as áreas de nossas vidas (caráter, valores, sonhos, vida pessoal, familiar, ministerial, profissionais, etc.).   

Outro aspecto importante a considerar é que Deus não nos abençoa com crescimento e prosperidade apenas para o nosso conforto e bem-estar pessoal. Deus nos abençoa para sermos canais de bênçãos para outras pessoas.

No entanto, crescimento e prosperidade não são automáticos.

Em parte, depende da ação divina. Precisamos da intervenção divina por meio de direcionamento, milagres, etc.

Por outro lado, depende de nosso empenho, trabalho, diligência, etc.

E, ainda mais, depende de uma compreensão clara sobre a nossa identidade e como isso afeta o agir de Deus em nossas vidas e igreja. Esse é o nosso tema de hoje.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Adão foi criado como um filho de Deus, semelhante ao Criador.

Por conta do pecado, parte dessa imagem e semelhança se perdeu e os homens perderam a condição de filhos, para ser, apenas, criaturas especiais de Deus.

Mas, o Senhor Deus em sua infinita sabedora e Graça, providenciou a forma de voltarmos a ser filhos de Deus, resgatando a Sua imagem e semelhança em nós.

Isso ocorreu por meio de Jesus e, hoje, todo aquele que depositar sua fé em Jesus espiritualmente, nasce novamente e com isso volta a ser filho de Deus.

Uma das principais marcas da imagem e semelhança de Deus em nós, nossa identidade, está relacionada com o comando de Deus para que seus filhos se multiplicassem (crescimento), garantindo a eles a abundância (prosperidade).

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi. Gênesis 1.27-30

O texto acima demonstra que o crescimento e a prosperidade são parte essencial de nossa identidade como filhos de Deus.

Na narrativa bíblica, muitas vezes essa identidade se refletia no nome das pessoas. Por isso mesmo, Deus trocou o nome do patriarca Abraão. Seu novo nome refletia o projeto de Deus para que ele e sua descendência crescessem e prosperassem.

3 Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus lhe disse: 4 “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. 5 Não será mais chamado Abrão (Pai Exaltado); seu nome será Abraão (Pai de Multidões) , porque eu o constituí pai de muitas nações. Gênesis 17.3-5

Vemos, ainda, que os membros da Igreja Primitiva receberam a alcunha de “cristãos” porque suas vidas refletiam a imagem de Cristo.

19 Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus. 20 Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas-novas a respeito do Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor. 22 Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia. 23 Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecer fiéis ao Senhor, de todo o coração. 24 Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor. 25 Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo 26 e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Atos 11.19-26

Vemos que a identidade dos cristãos foi a causa de seu grande crescimento e prosperidade.

O novo nome de Abraão revela uma grande mudança de propósito em sua vida. Antes, seu nome, Abrão, evocava um propósito individual. Agora, seu novo nome, Abraão, evoca um propósito para abençoar as nações.

O mesmo ocorreu com os primeiros seguidores de Jesus. Sua identidade de cristãos revelava não apenas uma identidade de vida; mas, também, os fazia participantes da missão de Cristo em redimir a Humanidade.

Isso nos mostra que existe um propósito em crescer e prosperar. Deus vai nos abençoar para que sejamos uma bênção.

Que 2025 seja realmente um ano de crescimento e prosperidade para cada um de nós, nossas famílias e nossa igreja (IBI).

Que esse crescimento e prosperidade reflita a imagem e semelhança de Deus (revelada em Jesus) em cada um de nós.

E que sejamos crescentes e prósperos para cumprir o propósito de Deus para as nossas vidas, famílias e igreja.

E, sobre identidade, termino relembrando a todos de que nossa igreja possui uma Declaração que tanto aponta para a nossa identidade quanto para a nossa missão.

DECLARAÇÃO DE IDENTIDADE DA IBI

Somos a IDENTIDADE de Deus no mundo, para revelar a Graça de Jesus, realizar a obra amorosa do Pai e, na comunhão com o Espírito Santo, representar os princípios bíblicos.

  • IDENTIDADE – refletimos a imagem e a semelhança de um Deus Triúno (2 Coríntios 13.13).
  • VISÃO – somos filhos amados que revelam a Graça de Jesus.
  • MISSÃO – somos orientados a realizar a obra amorosa do Pai.
  • VALORES – nossas ações são pautadas na Bíblia, Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo.
  • NOME – como nos apresentamos traduz essa verdade.

RICARDO AURINO
Pastor Presidente