IBI – Igreja Batista Identidade

Pastoral

DIA NACIONAL DO IDOSO – VIVENDO OS 60+

No dia 1° de Outubro é comemorado em todo o Brasil o dia do idoso (60+).

De acordo com o censo 2022, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões de pessoas, 15,8% da população do país.

O aumento é de 56% em relação a 2010, quando era de 20,5 milhões (10,8%). Ainda de acordo com o censo, a idade mediana da população brasileira aumentou seis anos desde 2010 e passou de 29 para os 35 anos em 2022.

Para o titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, os dados refletem o envelhecimento e uma tendência à inversão da pirâmide etária, na qual a população de pessoas idosas supera a de jovens até 14 anos. A estimativa é que esse cenário se concretize até 2030, de acordo com o Ministério da Saúde.

Uma vez que um número cada vez maior de pessoas atinge a terceira idade, é importante identificar as atitudes que podem fazer dessa etapa uma das melhores, ou piores, da vida.

O escritor Robert Browning escreveu: “Envelheçam comigo! O melhor ainda está por vir”. Mas o filósofo egípcio Ptah-hotep escreveu: “A velhice é o pior dos infortúnios que pode atingir o homem”.

O fato é que o número de casos de depressão e suicídio aumenta consideravelmente na terceira idade. Também é verdade que muitos se consideram realizados e felizes nessa fase de suas vidas.

Abraão foi pai aos cem anos. Moisés iniciou o seu ministério aos oitenta anos. Com cento e vinte anos Calebe estava atacando cidades fortificadas e combatendo gigantes. A profetisa Ana conheceu Jesus aos oitenta e quatro anos. E João teve a visão do Apocalipse com mais de noventa anos.

O que se pode afirmar sobre a vida “AFETIVA” e “EMOCIONAL” das pessoas na terceira idade?

  • Essa é uma época de colheita – Aqueles que escolheram bem suas prioridades não terão muitos problemas afetivos e emocionais na velhice. Se você buscou um relacionamento íntimo com Deus e cultivou boas amizades, não terá o que temer.
  • Nunca é tarde para fazer boas escolhas e beneficiar-se com os seus resultados – O ser humanosempre é capaz de aprender e de mudar. Existem aqueles que acabam conhecendo a verdadeira felicidade nos últimos anos de suas vidas. Tudo é uma questão de estabelecer prioridades e adotar atitudes corretas. A lição das Bodas de Caná é esta: Servimos a um Deus que deixa o melhor para o final.
  •  A terceira idade traz alguns desafios à vida relacional das pessoas – Por exemplo: a) muitos parentes e amigos morrem, o que pode levar à solidão; b) a mobilidade é reduzida, o que pode dificultar a tarefa de fazer novos amigos; c) as pessoas mais próximas são, frequentemente, mais jovens o que pode levar a uma barreira na comunicação; d) a falta de paciência de algumas pessoas pode causar tristeza ao idoso.
  • A terceira idade traz alguns desafios à vida emocional das pessoas –  Por exemplo: a) as mudanças físicas podem conduzir à depressão; b) um senso de inutilidade pode reduzir a autoestima; c) a falta de estímulos pode tornar a vida aborrecida e desinteressante; d) a sensação de desprezo e abandono pode levar o idoso a se tornar uma pessoa infeliz e amargurada.

Em nossa igreja temos o “Ministério Plenitude” (Ministério para pessoas com 60 anos ou mais). Esse ministério procura estimular o idoso a relacionar-se com Deus através de cultos e estudos bíblicos, melhorar a coordenação motora através de atividades físicas, aprender novas habilidades no artesanato, jogos e fazer amizades saudáveis.

O Ministério Plenitude promove, semanalmente, um encontro que chamamos de: “Arte de Compartilhar”. Esse encontro acontece toda quinta-feira das 14h30 às 17h, nas dependências da Igreja Batista Identidade.

Somos gratos a Deus pelo privilégio de termos um bom grupo que participa semanalmente de nossas reuniões (em média 30 pessoas). Porém, nosso alvo é alcançar muitos da nossa igreja que ainda não participam conosco e, principalmente, alcançar pessoas de nossa comunidade que não conhecem Jesus.

Finalizamos parabenizando todos os irmãos e irmãs da nossa igreja que já estão na terceira idade. Que o nosso Deus derrame bênçãos sem medida na vida de cada um, com muita saúde, fé e prosperidade.

Deixamos também para toda a  nossa igreja alguns desafios: orem por este ministério para que ele cresça; você que frequenta a igreja e tem 60 anos ou mais e ainda não participa deste ministério venha participar conosco; você que é membro de nossa igreja e ainda não está na terceira idade, estimule seus pais para participarem de nossas reuniões. Um grande abraço a todos.

Pr. Elias Felix da Silva e Noemi Barbosa P. Silva
Líderes do Ministério Plenitude