IBI – Igreja Batista Identidade

Pastoral

CONCLUSÃO DO CURSO DE TEOLOGIA NA FABAPAR PERSISTÊNCIA PARA VIVER OS SONHOS DE DEUS

Queridos irmãos e amigos,

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10.31 (NVI).

É com muita gratidão a Deus e à minha família que compartilho como foi a minha jornada pelo seminário até a conclusão neste semestre.

Em meu coração, o chamado pastoral sempre foi muito forte. Em 2001, tive a oportunidade de começar a fazer um seminário; mas, infelizmente, por condições financeiras, não consegui terminar e fiz apenas dois anos.

O chamado voltou de forma mais forte em 2020, no início do ano. Já éramos líderes na igreja, e foi quando chamei o pastor Ricardo Aurino e conversamos sobre a minha intenção de fazer o seminário. Ele entendeu e reconheceu o meu chamado, e no segundo semestre de 2020 iniciei o seminário na FABAPAR (Faculdade Batista do Paraná).

Dediquei-me ao máximo no seminário e ainda às outras atividades paralelas que já tinha: o meu serviço como CLT, a liderança do ministério conectar, membro da equipe pastoral, cuidando da minha família e de algumas pessoas que nos procuravam.

No início foi tranquilo, mas com o passar dos meses o peso, tanto das disciplinas como entregas de trabalhos, leituras de livros foi aumentando.

Mas, o que mais aumentaram, foram as batalhas espirituais que enfrentei.

Foram várias lutas durante esses quatro anos, nos quais, em alguns momentos pensei em desistir, sentindo-me incapaz de seguir com esse ministério. Um sentimento de medo invadia meu coração, gerando uma total incapacidade de continuar.

Nesses momentos, minha esposa sempre estava ao meu lado e sendo usada por Deus, me dando forças e falando algumas verdades que me abriram os olhos.

Certa vez, alguém me disse que seminário é uma faculdade, então basta focar nas disciplinas, fazer e entregar os trabalhos que estaria tudo certo, sem precisar ficar preocupado com outra coisa.

Mas, a verdade é que o seminário mesmo sendo uma faculdade não se iguala a ela, pois não depende apenas do intelecto; mas, tem, de forma muito forte, uma ação espiritual.

Entendo que o inimigo de nossas almas não deseja que eu me torne um pastor e siga o chamado que tenho para a minha vida. Então, ele faz uso de artimanhas para me desestabilizar e desistir desse caminho.

Com a graça de Deus, consegui vencer e chegar ao final do seminário neste semestre. A jornada não foi fácil; exigiu muita perseverança.

Quando o sonho é de Deus, Ele coloca pessoas para nos ajudar e, no momento certo, provê tudo o que for necessário.

Sou imensamente grato a Deus por me chamar para Sua obra e por capacitar-me diariamente nos estudos, reafirmando constantemente o chamado que Ele tem para minha vida.

Quero agradecer muito também à minha família, que me apoiou e, por várias vezes, se sacrificou deixando de passear ou mesmo de estar comigo para que eu pudesse estudar.

Agradeço a Deus por ter colocado minha esposa Ivani em minha vida. Além de ser uma companheira para a vida, ela tem me abençoado orando, aconselhando e somando comigo no ministério.

Essa foi um pouco da minha trajetória até aqui, bem resumida, mas mostra o peso da responsabilidade em ter um chamado pastoral e as dificuldades que aparecem pelo caminho.

Deixo um desafio para seu coração neste momento: se Deus tem colocado um sonho em seu coração para um chamado específico, não deixe para depois. Siga em frente e creia que o Senhor estará providenciando o que precisa para que você alcance sucesso, seja vitorioso e se cumpra o chamado (sonho) em sua vida.

Fiquem na paz de Cristo!

WANDERSON SILVA
Graduado em Teologia 2024 – Faculdade Batista do Paraná
Líder do Ministério Conectar – Membro da Equipe Pastoral