Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. 2 Timóteo 2.1-3
Discipulado é conduzir uma pessoa a Cristo, ensinar a ela as doutrinas básicas da Bíblia e estimulá-la na prática dessas disciplinas espirituais que a conduzirão a uma vida plena de maturidade cristã.
E como podemos realizar isso? O próprio Jesus nos dá toda a direção e suporte, como está escrito em Mateus 28.18-20:
“Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra” – Estamos debaixo da maior autoridade que existe, a do próprio Jesus.
“Portanto, vão e façam discípulos” – Assim, na autoridade de Cristo, devemos levar o Evangelho a todas as pessoas. Mas, como fazemos discípulos?
“batizando-os… ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” – Levar as pessoas não somente a conhecerem a Jesus, mas a assumirem um compromisso real com Ele e aprender e praticar os Seus ensinamentos, o que as levará a uma vida cristã madura e saudável.
“estarei sempre com vocês” – Essa é a nossa garantia de que não estamos sozinhos nessa missão, por mais difícil e cansativa que ela muitas vezes nos pareça.
Através desse processo de discipulado, tanto o discipulando quanto o discipulador, são beneficiados e abençoados, pois:
- Crescemos cada vez mais no conhecimento da palavra de Deus (Salmo 119.105);
- Ajudamo-nos mutuamente na busca por mais intimidade com Deus (Hebreus 3.12-13);
- Encorajamos uns aos outros a um viver em santidade (1 Tessalonicenses 5.22-23);
- Temos mais saúde espiritual e vitória em nossas lutas diárias (Salmo 119.67);
- Temos mais suporte em nossa autoavaliação, para que possamos apreciar nossas ações e nos empenharmos na melhoria daquilo que precisa ser aperfeiçoado (Salmo 119.101).
- O discipulado irá nos ajudar a olhar para o nosso interior e a descobrir como estamos. A partir daí, buscaremos cada vez mais a Deus para uma vivificação espiritual, em vez de ficarmos oscilando para baixo nos períodos difíceis da vida.
Este é o projeto que queremos desenvolver em nossa igreja:
Um sistema forte de discipulado onde cada cristão se comprometerá em apoiar, sustentar e caminhar com outro (mais novo na fé) e, assim, fortalecermos a família de Deus de forma profunda e constante.
Pr CARLOS JÚNIOR
Líder da Base Discipulado